Ultrassonografia

Para que serve o ultrassom?

O ultrassom para cães e gatos é um dos métodos mais importantes e eficientes para examinar animais de pequeno porte, possibilitando diagnósticos mais precisos e, conseqüentemente, tratamentos mais eficazes.

Podendo ser usado para avaliação dos órgãos dos sistemas urinário, digestório, reprodutor e cardiovascular a ultrassonografia veterinária também permite uma visualização mais superficial dos membros dos animais; facilitando a investigação de problemas ou complicações nas articulações, ligamentos, tendões e das estruturas oculares, entre outros.


Quais sãos os tipos de preparo para o exame ultrassonográfico em animais?

Por se tratar de um exame não invasivo, a preparação e o procedimento da ultrassonografia veterinária tende a ser bastante tranqüila, não representando transtornos para o animal. No entanto, nos casos em que o pet a ser examinado está sentindo muita dor, o uso de sedativos leves pode ser indicado. Nas ocasiões em que o animal se encontra agitado demais, o uso da focinheira é recomendado e, com isso, já é possível que a equipe auxiliar presente na hora do exame consiga controlar o animal ansioso sem o uso de qualquer tipo de medicação.

Comentário Facebook