Raio X

O que é a radiologia?

A radiologia é um importante instrumento diagnóstico não-invasivo que permite a avaliação de tecidos ósseos, órgãos torácicos e abdominais. Foi adaptado a medicina veterinária há aproximadamente 35 anos e continua evoluindo constantemente com o desenvolvimento da tomografia computadorizada e a radiologia digital.


Quais são os animais que podem ser submetidos a radiologia?

Todos animais podem ser examinados radiograficamente, desde peixes até grandes mamíferos porém os animais de pequeno porte, como os cães e o gatos, são submetidos com maior freqüência ao procedimento.


O que é necessário para a realização da radiologia?

Para a realização do exame, na maioria dos casos, não é necessário utilizar sedação ou anestesia. Somente a contenção com o auxílio do proprietário (somente uma pessoa) do animal e o posicionamento pelo técnico são suficientes.


Para que serve a radiologia?

O diagnóstico por imagem é de extrema importância, uma vez que um bom profissional veterinário, não é aquele que bate o olho no animal e o diagnostica, e sim aquele que faz um bom exame clínico, e a partir do que o animal e o dono o apresentam, sabe exatamente como prosseguir com os exames complementares (laboratoriais, histológicos, de imagem, etc.) que estão a sua disposição e auxiliarão a fechar um diagnóstico correto e seguro. Por se tratar da visualização de estruturas não visíveis a olho nu, geralmente, esse tipo de exame, na Medicina Veterinária, é utilizado para determinações clínicas, e principalmente, cirurgias.

Comentário Facebook