Eletrocardiograma

Os problemas cardíacos também atingem os animais, principalmente quando chegam à fase adulta, figurando entre as principais causas de morte entre eles. O aumento da expectativa de vida dos animais é uma das principais causas de problemas cardíacos.


O que é o eletrocardiograma?

O eletrocardiograma é uma forma de avaliar o coração através da atividade elétrica.  Muito importante para que o clínico veterinário tenha um diagnóstico bem mais preciso do que a auscultação do coração.

É a área da medicina que engloba todos os métodos que utilizam a eletrocardiografia como base inicial da informação diagnóstica. Depois de analisada, a eletrocardiografia pode dar origem a novas formas de se compreender a atividade elétrica do coração. É uma técnica antiga, que teve seu inicio no século XIX, e está bem difundida na área médica. E dentro da medicina veterinária, a análise da atividade elétrica cardíaca dos animais tem sido cada vez mais requisitada.


Como é feito o eletrocardiograma?

Esse exame pode ser feito no próprio consultório, com o cão acordado. São presos eletrodos à pele e podem ser detectadas arritmias e fibrilações brandas de forma precoce, possibilitando um tratamento mais eficaz de doenças do coração.

Comentário Facebook